domingo, 16 de dezembro de 2012

A hierarquia das sociedades contemporâneas

A sociologia, como sabemos,é uma forma especifica e cientificamente fundada de conhecimento sobre o mundo e a realidade social. E também uma base sólida para um olhar crítico e transformador.
Esta forma própria de ler a realidade social, a perspectiva sociologica, permite-nos concluir que o fosso entre os rendimentos dos mais ricos e dos mais pobres continua a aumentar todos os anos.
 
Nas sociedades contêmporaneas existe uma hierarquia de necessidades a que o ser humano se sujeita, a pirâmide de Maslow. Esta tem como base e como ponto fundamental as necessidades fisiologicas e as necessidades de segurança (comida, abrigo, roupa, conforto, necessidades sensoriais, estabilidade, protecçao, necessidadede ordem, entre outras). De seguida, mas não menos importantes, deparámo-nos com as necessidades sociais e necessidades de estima,ou seja, as necessidades psicológicas,tais como, auto-estima, reconhecimento, prestígio, competencia e autonomia.
Por ultimo, no topo da pirâmide, encontrámos as necessidades de realização pessoal, bem como o desenvolvimento dos talentos e a criatividade individual.
Concluíndo, a relação entre as diferentes classes sociais e a estratificação desta pirâmide da-se á vista de todos.Os pobres cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos, mas mesmo assim as necessidades sao as mesmas.
 
 
Paula Ribeiro
 

Sem comentários:

Enviar um comentário