quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Complexidade do Homem


O que vemos nesta imagem?


Quantas patas vemos neste elefante?

A conclusão a que, facilmente, conseguimos chegar é que, para além do ser humano ser um ser cujo grau de complexidade é extremamente elevado, nem aquele que nos proporciona racionalidade nos consegue dar certezas de alguma coisa. Estou portanto a referir-me ao nosso cérebro que, apesar de nos dar a possibilidade de racionalizar acerca de tudo o que está à nossa volta, é também, o primeiro a induzir-nos em erro. Ao deparar-se com casos como os que estão acima apresentados, o nosso cérebro fica confuso e, por vezes, não consegue chegar a uma conclusão acertada. A estas imagens chamamos de "ilusões de ótica". Bons exemplos de ilusões de ótica são imagens que nos dão a sensação de movimento:




Na realidade, estas imagens não se mexem, mas a informação captada pelos nossos olhos chega ao nosso cérebro e este transmite-nos a ideia de disparidade entre o percebido e o real.
Desta forma, apercebemo-nos de que o Homem é um ser cuja compreensão é indiscutivelmente difícil sendo também um conjunto de necessidades. Dentro dessas necessidades temos as necessidades primárias (indispensáveis como a alimentação, saúde, habitação, vestuário,...) e as necessidades secundárias (precisas mas não indispensáveis como o transporte, a cultura,...). Para além destas, temos as necessidades terciárias, que muitas vezes não são consideradas, pois são necessidades supérfluas isto é, o ser humano consegue perfeitamente sobreviver sem elas logo não são verdadeiras necessidades no real sentido da palavra pois só servem para elevar a auto-estima da pessoa em questão.
Para além disso, não nos podemos esquecer que o ser humano tem sentimentos e precisa de ser bem integrado na sociedade para não se sentir excluído. A integração na sociedade é então algo fundamental para o Homem pois a sensação de exclusão e a solidão, levam a consequências dramáticas na sua personalidade. Por exemplo, uma criança que vá para a escola e seja rejeitada pelas crianças à sua volta, um dia mais tarde poderá tornar-se numa pessoa frustrada e infeliz.
O ser humano necessita de amor, estabilidade, compreensão, amizade, respeito... E, mesmo que obtenha tudo isto e mais algumas necessidades, nunca se sentirá totalmente feliz e realizado, pois é sujeito a regras impostas pela sociedade que facilitariam o cumprimentos dos desejos mais profundos de toda a gente se pudessem ser quebradas.

Marta Lopes

1 comentário: