terça-feira, 23 de outubro de 2012

Integração Social

Há uma lista quase indeterminável de definições possíveis para definir o que é a Integração Social, portanto este texto será um texto de opinião, onde irei referir a minha perspectiva sobre o que é a Integração Social.
É claro que gostaria de poder dizer que todos os indivíduos possuem a mesma facilidade de integração, bom de facto não é isso que acontece, a discriminação por parte de algumas pessoas que têm uma mente fechada ou até mesmo retardada, não são capazes de tratar um individuo deficiente, um pobre ou até mesmo alguém com uma religião diferente, da mesma forma como tratariam um médico, um rico ou um famoso. É necessário provar por a­+b a estas pessoas que levam avante a descriminação, que a sociedade irá cada vez mais vacilar a nível cultural e por conseguinte não evoluir como o que seria de esperar. Neste ponto só há razões para que cada um de nós mude o rumo á descriminação para que esta deixe de existir.
A sociedade de hoje tem apostado em redes sociais como um meio de integração social e esta aposta na maioria das vezes tem dado frutos, as pessoas têm tirado proveito para conhecer pessoas de culturas e raças diferentes, é claro que surge a pregunta: o que pesará mais na balança, aspectos positivos ou negativos a quem adere às redes sociais? Pessoalmente acho que há uma crescente informação sobre os perigos que correm, o que tem jogado a nosso favor, há que agir em duas frentes: uma continuar a chamar a atenção, outra apelar aos pais para que as crianças sejam com frequência vigiadas quando utilização a internet. Sabemos que erradamente há pessoas que dão informações a mais e que deste modo colocam por vezes as suas vidas em perigo, mas há uma tendência para que este aspecto diminua.
Espero que a sociedade haja de uma melhor forma, para que a Integração Social seja apenas vista como um rosa sem pontos negros. Adoraria que assim fosse!
 Tânia Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário