quarta-feira, 17 de outubro de 2012

"Natural Born Killers" e o incesto

Natural Born Killers, é um filme de ação aventura realizado por Oliver Stone em 1994.
Para me situar no tempo, farei uma breve analise do filme e de seguida irei abordar um tema muito violento, o incesto.
O filme centra-se em duas personagens , Mickey e Mallory e são este que irão dar forma a toda a história.
Mallory e Mickey sofreram abusos durante toda a sua infância, o que fez com que se transforma-sem em pessoas revoltadas. Quando os dois se conheceram apaixonaram-se, não só pelo sentido de amor mas também pelo facto de ambos amarem a violência e de terem ódio pelas pessoas, consequência dos abusos que sofreram em criança.
Como sentiam o mesmo um pelo outro, eles decidiram iniciar uma vida a dois e fizeram-se ás estradas americanas, sem qualquer tipo de rumo.
Em todas as viagens, e em todos os locais que paravam, eles sentiam necessidade de matar pessoas, tornando-se assim dois psicopatas, que matavam sem qualquer motivo e piedade.Chegaram a atingir um numero bem redondo de vitimas, cerca de 50, e sempre que matavam alguém tinham o cuidado de deixar uma testemunha que possa mais tarde contar tudo o que viu, pois eles gostavam de ser falados e temidos por todos.
Eles eram procurados por todos os policiais e todos os jornalistas, eram o tema de todo o pais, mas já se sabia que era difícil conseguir apanha~los. Mas como para tudo existe uma primeira vez, Mallory e Mickey cometeram um erro que levou á sua detenção. Ambos ficaram em selas separadas, mas como já era de se esperar esta detenção não durou muito. Na prisão onde estavam  , houve uma revolta de prisioneiros, situação que Mallory e Mickey estavam á espera pois alargava a hipótese de conseguirem fugir, o que acabou por acontecer, mas claro com algumas mortes á mistura pois já era o símbolo de referência de ambos.
Livres continuaram com as suas vidas, sempre juntos pois acreditavam que era o Amor que sentiam um pelo outro que os salvaria de tudo.

Terminando assim esta sinopse do filme vou brevemente e muito por alto falar sobre o tema : Incesto.
Como pudemos observar logo no inicio do filme Mallory era violada pelo seu pai quando era criança,e isso fez com se que torna-se numa pessoa agressiva e com ódio pelo Mundo e pelas pessoas.
Através do caso particular de Mallory, podemos generalizar que os abusos e as violências sofridas enquanto criança, traumatizam uma pessoa e nos tornam na maioria das vezes indivíduos probemáticos e não nos conseguimos inserir na sociedade.
O incesto é a relação sexual entre parentes próximos e é um dos maiores tabus que existem em quase todas as culturas humanas. É considerado um dos maiores pecados quer religiosos quer sociais, mas isto é apenas uma das possíveis definições de incesto pois existem muitas mais.
Numa perspetiva psicanalista, a devastação do incesto é muito superior do que qualquer outra violência sexual não incestuoso contra a criança, uma vez que se insere nas constelações das emoções e dos conflitos familiares.
Neste tipo de casos, as crianças não se sentem seguras nem nas suas próprias casas, e é obrigada a aceitar e conviver com o incesto, como até podemos concluir com o exemplo de Mallory no filme.
Existem inúmeras consequências resultantes do abuso de uma criança, mas apenas irei mencionar 4, como por exemplo:
- pode causar comportamentos agressivos;
- isolamento social;
- uso de drogas e álcool;
- ideias suicidas e homicidas;
Todas estas consequências são referias no filme .
As crianças são das coisas mais lindas deste mundo logo á que trata-las como elas merecem, e atenção não só em criança os abusos causam problemas até mesmo em adultos pode causar!

                                                                                                              Tatiana Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário