sábado, 27 de outubro de 2012

O que é ser racional?


     

Todos nós sabemos que somos animais, mas mais do que isso, somos um ser racional e é essa a nossa principal distinção. Mas afinal, o que é ser racional? 

Ao longo de várias aulas, o conceito de racionalidade foi expressado várias vezes (quer pelo professor, quer pelos alunos) sem nunca ter sido esclarecido de forma clara, tornando-se assim uma ambiguidade. Vejamos então o que este significa…
Um ser racional é um ser sensato, objectivo, prudente, que age de forma correta, direita. Para tal, a racionalidade funde-se com a ética, uma vez que esta é a disciplina que se dedica aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano.
Ser racional significa agir em conformidade com a razão, pois a razão é o que move o ser humano, é o que o faz saber distinguir do certo e do errado, condicionando assim os seus actos e decisões. A vida do Homem na sociedade é medida na razão.


Assim, agimos de modo racional quando as acções que praticamos no presente vão de encontro ao que desejamos para nós no futuro, sendo assim necessária uma deliberação por parte do agente, onde se consideram as consequências da prática dessa mesma acção. E esta é a base da racionalidade, ter objectivos, planos e nos comportarmos de modo a que esses sejam realizados.

Em suma, ser racional é somente levar em conta as consequências dos seus atos, não excluindo aqui os comportamentos emocionais. 



Bibiana Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário