sexta-feira, 26 de outubro de 2012


Será que temos liberdade?





Estamos habituados a que a liberdade seja uma característica própria do ser humano. Filósofos, poetas, escritores… Todos dizem que o ser humano é um ser livre! Contudo não passa de uma ilusão, e a liberdade que se fala não é tão “ilimitada” quanto isso!
Como alguns animais, o ser humano vive em sociedade, isto é, num sistema cheio de regras e costumes que nos ditam o que é considerado “normal” e “anormal”. E como ser social, cada individuo tem que cumpri essas “leis” para se inserir na sociedade.
Numa cultura muçulmana, onde as “leis da sociedade” são mais influenciadas pela religião, e se caracteriza por uma sociedade onde as mulheres são tratadas de forma diferente dos homens e estas tem que estar submetidas à vontade dos maridos, pais, irmãos, se uma mulher se der à liberdade de “quebrar as regras” e exprimir o que pensa e fazer o mesmo que os homens, ela irá ser posta à parte da sociedade e talvez julgada por isso!
Além de uma sociedade que nos “prende“ a liberdade, nós não deixamos de ser seres vivos! Somos um conjunto de necessidades e vivemos para as satisfazer. Até aí não podemos ter a liberdade de escolher se queremos ou não realizar as necessidades que nos qualifica como seres vivos!
Portanto, mesmo sendo o ser humano diferente do restante reino animal por ter liberdade, essa característica é mais uma ideia do que uma realidade, não a desvalorizando, mas também não ilimitada como julgamos ter.

Andreia Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário