quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A inteligência constrói-se?

Jean Piaget
De todas os "debates" que temos vindo a fazer nas aulas de Sociologia, a conclusão a que chegamos é sempre a mesma: quando nasce, o ser humano reage por instinto. Isto leva-nos a acreditar que todos os valores, crenças e hábitos que hoje possuímos são aprendidos ao longo da nossa vida, principalmente enquanto somos crianças.
Se temos a certeza que "aprendemos a ser" um Homem, há outra duvida que se levanta: a inteligência nasce, ou não nasce connosco?
Segundo Piaget (considerado um dos maiores pensadores do século XX), "a inteligência é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao mundo exterior. Desta forma, os indivíduos desenvolvem-se intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam."
Com tal afirmação, Piaget afirma que a inteligência se aprende, tal como todas as normas da sociedade. E tal como essas normas, a inteligência de um individuo pode variar, tendo em conta o grupo social em que se insere.
A inteligência não passa, então, de um mecanismo que nos é ensinado e absorvido por nós no processo de crescimento.

                                                                                                                                                                             Mónica Ferreira

1 comentário:

  1. Bom dia Mônica, gostaria de fazer em um trabalho de final de curso a citação de Piaget: “a inteligência é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao mundo exterior. Desta forma, os indivíduos desenvolvem-se intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam.” Você poderia poderia me informar em qual obra de Piaget ela se encontra?
    Desde já agradeço sua ajuda!
    Daniela.

    ResponderEliminar