sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Jovens com baixas qualificações à procura do primeiro emprego

Existe várias categorias sociais vulneráveis à pobreza como: idosos pensionistas, agricultores com baixos rendimentos, assalariados com baixos níveis de remuneração, trabalhadores precários e da economia informal, minorias étnicas, desempregados entre outros.



No texto seguinte falarei concretamente de uma categoria, os jovens com baixas qualificações à procura do primeiro emprego. Como sabemos, os jovens são o futuro do país, como tal se garantirem um bom trabalho, com um bom salário, poderão ir mais além e enfrentar melhor os obstáculos que a vida nos negativamente proporciona. Neste sentido, os jovens que se apresentam com baixas qualificações, à procura do primeiro emprego, têm vários entreves para consegui-lo, não conseguirão competir com aqueles que apresentam boas qualificações, pois, terão um défice de competências em relação aos últimos referidos. Em consequência, se a família se encontrar também com baixas qualificações, a situação agravar-se-á, as dificuldades económicas instalam-se, podendo atingir os seus filhos, ou seja, sem recursos monetários não conseguirão pagar-lhes o ensino superior, desta forma, encontramos um ciclo vicioso que passará de geração em geração. A população portuguesa tende a que a situação se agrave, apesar de hoje em dia haver jovens qualificações, escolhem o estrangeiro para trabalharem pois a oferta de empregos no nosso país é inconfortavelmente baixa, e o salário, aquilo que é realmente importante, também é bastante baixo comparativamente a outros países como: E.U.A, Noruega, Suíça …



 Neste sentido, conclui-se então que esta situação que o país atravessa é “ um osso duro de roer” ou até mesmo “um pau de dois bicos”,talvez já não haja solução que garanta o melhoramento de todas as situações referidas anteriormente.




 Tânia Pinto



Sem comentários:

Enviar um comentário