sábado, 23 de fevereiro de 2013

Choque entre culturas




Em termos sociológicos, a cultura é tudo o que o Homem acrescenta à natureza, um património material (ferramentas, objetos...) e/ou espiritual (crenças, valores, padrões de comportamento...). Cria uma identidade cultural distinguindo-se de todos os povos.
A desconfiança entre os povos é evidente...
No entanto, o crescente processo de aculturação, por vezes forçado e que acompanhou o desenvolvimento humano até ao presente, contribuiu para o aparecimento de reacções mais ou menos violentas. Esta realidade reproduz-se no filme The New World (O Novo Mundo) que remonta ao período das descobertas com a chegada dos ingleses ao continente norte-americano e ao seu processo de colonização. Ao longo do filme é possível observar alguns tipos de atitudes que emergem com o contacto entre culturas.
...e com o decorrer da história as relações tornam-se violentas.
Inicialmente observamos a chegada dos ingleses e, após um período de desconfiança mútua, avançam para uma tentativa de negociação do território e coexistência pacífica, ou seja, uma atitude que se identifica com o relativismo cultural (aceitação e respeito das diferenças mas separação dos povos). Com decorrer da história, as relações complicam-se com o sequestro do capitão John Smith e com a permanência dos ingleses inesperada pelos nativos, levando a um desejo de destruição recíproca e completa intolerância para com os valores dos povos e o seu património material. Esta tentativa de elevar as respectivas culturas é tipicamente etnocêntrica. Já no final da história, verificamos uma atitude intercultural por parte da princesa do povo índio que adopta os comportamentos o modo de vida inglês.
Ao ser rejeitada pelo seu pai, a princesa rende-se à cultura inglesa
Concluindo, são várias as atitudes que podem surgir com o contacto entre culturas algumas violentas e destruidoras de grupos culturais completos principalmente se as suas diferenças se acumularem juntamente com a intolerância e falta de diálogo.










Sara Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário