sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

"The New World"

O Homem, desde o início da sua existência, sente a necessidade de se expandir. É do conhecimento global que desde a época primitiva, o ser humano sente a necessidade de conhecer, ir mais além, criar novas coisas... Nesse sentido, o Homem sempre procurou conhecer novas terras, conhecer o mundo e  apoderar-se de tudo o que estivesse ao seu alcance.
No entanto, este sentimento de posse, nem sempre correu bem... Como sabemos, muitas guerras durante toda a História da humanidade existiram devido a invasões e a tentativas de colonização. Mesmo na História de Portugal temos presente este facto: os portugueses sempre foram um povo destemido e curioso, e navegando pelos mares descobriram muitas terras e colonizaram-nas.
Porém, hoje nenhuma dessas dessas colónias nos pertence.
No meu ponto de vista, não é justo partirmos para o desconhecido e, quando lá chegamos e passamos a conhecer, esquecermos que quem lá chegou em primeiro lugar, quem cuidou daquela terra, quem lá está sem fazer mal nenhum a ninguém, merece ser respeitado e não devemos "roubar-lhes" a sua liberdade.
Contudo, o meu ponto de vista, segundo os acontecimentos passados, parece estar errado pois a História conta que tudo foi feito de forma diferente.
Podemos concluí-lo através do filme "The New World" (ou "O Novo Mundo") dirigido por Terrence Malick, inspirado nas figuras históricas John Smith e Pocahontas (representados pelos atores Christian Bale e Q'Orianka Kilcher respetivamente). Este filme, retrata a história da colonização de Virgínia no século XVII por parte da expedição Jamestown. Os ingleses chegaram a esta terra e o capitão Smith é capturado pelos nativos, sendo quase executado. No entanto, é salvo por uma das filhas do chefe, com quem Smith acaba por se apaixonar e relacionar intensamente.
Resumidamente, esta tentativa de colonização não foi bem sucedida na medida em que a tribo ao sentir-se ameaçada pelos ingleses, começou a atacá-los e isto resultou em muitas mortes.
Este filme retrata um acontecimento histórico, no entanto há alguns pormenores que estão errados.
Sobre o ponto de vista sociológico, esta atitude dos nativos perante a tentativa de colonização por parte dos ingleses, é legítima pois a tribo sentiu-se invadida e ameaçada, pois tinha ali criado a sua cultura que parecia estar a ser corrompida pelas invasões. Os nativos viviam em paz e os ingleses esperavam que eles se submetessem ao seu poder.
Em suma, este é um filme muito interessante que, indubitavelmente vale a pena ver pois é rico em informação e, a partir do mesmo, podemos ver a sociedade de dois pontos de vista completamente distintos e, assim, podemos tirar muitas conclusões acerca dos comportamentos de duas culturas absolutamente diferentes.


Marta Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário