domingo, 17 de fevereiro de 2013

Relatório Kinsey




Relatório Kinsey é um filme baseado numa história verídica, realizado por Bill Condon ,que aborda sem preconceitos os estudos realizados pelo professor Kinsey sobre a sexualidade na sociedade americana.

Inicialmente, Kinsey professor na universidade do Indiana, estudava a diversidade biológica de uma espécie de vespas mas os seus estudos não eram levados a sério pela comunidade científica, até que começa a ser questionado pelos seus alunos acerca da veracidade de alguns mitos que circulavam entre as pessoas sobre o sexo e a sexualidade. O professor apercebeu-se que eram necessários estudos que revelassem as respostas que todos procuravam e começou a formar uma equipa composta por alunos seus para fazer inquéritos e leccionou uma disciplina sobre sexualidade para casais na universidade em que trabalhava. À medida que ia obtendo o resultado dos inquéritos, apercebeu-se que era fulcral aumentar a amostra dos seus estudos, e por isso, percorreu toda a América com os seus pupilos durante anos e constituiu uma fundação com o apoio financeiro da fundação Rockefeller.

Os resultados dos seus estudos foram reveladores e polémicos, assim como os métodos a que recorria para a sua investigação. Kinsey chegou a realizar filmes em que os seus colaboradores praticavam sexo com voluntárias, divulgou imagens de órgãos sexuais e publicou obras literárias sobre o homem e a mulher americana que iam contra os cânones da sociedade conservadora da época. Essa irreverência valeu-lhe a perda dos apoios financeiros à sua fundação e foi alvo de duras críticas.

A sua vida privada era igualmente controversa para a época, pois Kinsey teve uma relação homossexual com um dos seus colaboradores, apesar do seu casamento, e não demonstrava pudor ao abordar temas e em utilizar determinada linguagem com a sua família nem em permitir uma relação extra conjugal da sua esposa com o mesmo aluno com que tinha tido uma relação homossexual.

Em suma, ”Relatório Kinsey” foi extremamente revelador sobre a forma como uma pessoa irreverente, até para os tempos actuais, enfrenta o conservadorismo e contribui para o fim de muitos mitos e para o aumento do conhecimento científico sobre a sexualidade, com os escassos meios da época.
            
Luísa Esteves

Sem comentários:

Enviar um comentário