quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Técnicas de Investigação

  Em sociologia, usamos várias técnicas de investigação que se podem agrupar em 4 formas: técnicas documentais; técnicas de inquirição; técnica através da observação e a amostragem. Mas, apenas vou aprofundar sobre a análise documental, a observação e a amostragem.
  Na análise documental podemos distinguir dois tipos de fonte, a primária (que é produzida pelo próprio investigador) e a secundária (que já existe e foi concebida por outras razões que não as da pesquisa). Em relação ao conteúdo, o investigador, para o ajudar a analisar o documento, contrói categorias, com o objectivo de facilitar e retirar o máximo de informação do documento.
  Quanto á observação temos a observação participante, a directa e ainda, na sociologia, a observação visual, que defende a máxima de que uma imagem vale mais que mil palavras. No primeiro caso, o investigador entra em determinado terreno durante algum tempo até ganhar familiaridade com os observados e interagindo com eles. A observação participante pode também designar-se por pesquisa etnográfica ou método etnográfico. Na observação directa não é preciso “entrar” no campo. Carateriza-se pelo facto de o investigador registar na grelha de observação pré-existente, tudo o que vê e ouve (como um espião). Quanto á sociologia visual, esta distingue-se pela utilização, para fins de pesquisa, da fotografia e da filmagem.
  Na amostragem, retiramos de um inquérito uma amostra representativa e através dela podemos obter uma amostra probalística (ou alteratória) ou então, uma amostra não probabilística. No primeiro caso, cada elemento da população tem probabilidade de ser representado. No segundo caso, existem outras formas de analisar, amostragem aleatória simples (num total retira-se aleatoriamente uma percentagem desejada); a amostragem por quotas (que segue determinadas características predefinidas); a amostragem por bola de neve (parte-se de uma amostra com poucas pessoas e vai-se acrescentando, até a amostra ficar completa); e a amostragem intencional (a amostra é selecionada de acordo com critérios teóricos). 




Diana Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário