sexta-feira, 1 de março de 2013

Cultura

Conceito de Cultura

O conceito de cultura, evolui com o passar dos tempos e cada vez mais tem significados distintos.
A palavra "cultura", surgiu pela primeira vez no séc.XI com raízes agriculas, e só em meados do séc.XVI, é que assumiu um sentido dirigido ao Homem e ao seu desenvolvimento.
Hobbes

E.F.Taylor

No séc.XVIII, Hobbes designou cultura, o trabalho de educação do espírito em particular durante a infância. No entanto não foi apenas este que conferiu um significado á palavra, vários outros também o fizeram.
 
O conceito mais conhecido e usual do termo, foi formulado por E.F. Taylor, em 1831, segundo o qual, cultura é:
"aquele todo complexo, que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, as leis, os costumes e todos os outros hábitos apreendidos pelo Homem sendo membro da sociedade"
Muitas vezes o termo cultura, é confundido com civilização, logo assume noções de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta,etc. Esta confusão é aceitável uma vez que estamos perante uma palavra pluridimensional, não lhe podendo dar, uma designação objectiva.
Assumindo apenas o significado  de relevo para uma boa interacção com a sociedade, pudemos encarar a cultura como o fenómeno que representa tudo o que é aprendido pelo Homem , logo tudo o que não é inato. Os seres humanos vivem em meios muito diferentes relativamente ao clima, ao relevo, aos recursos naturais, etc. Por isso, adaptam-se de modo muito diverso e desenvolvem culturas muito diferentes.
No planeta Terra há uma enorme diversidade cultural. Todos os seres humanos possuem cultura, mas não a mesma cultura.
Por ter tanta importância no meio social, o termo "cultura" é um ponto de destaque em Sociologia, onde assume um carácter especifico e onde é analisada na sua dimensão social.
Assim, e em suma, podemos dizer que cultura é apreendida e não herdada geneticamente, pois ao contrário dos outros animais, o Homem tem de aprender tudo sobre a vida em sociedade, e os elementos culturais são partilhados por um determinado  numero de pessoas , e podem ser aplicados a uma sociedade global ou a grupos pequenos e restritos. Concretiza-se como um modo de vida que compreende formas de pensar, agir e sentir.

Tatiana Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário