segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Geração Y




         A Geração Y, também chamada geração do milénio ou geração da Internet, é um conceito em Sociologia que se refere, segundo alguns autores, a quem nasceu após os anos 80.
         A Geração Y nasceu num mundo e numa realidade tecnologicamente avançada, tendo à disposição todos os tipos de informação, todas as formas de comunicação. É uma geração que teve acesso a tudo o que os seus pais (Geração X) não tiveram, desde cedo que as crianças desta geração foram acostumadas a computadores, televisões por cabo, telemóveis, jogos, etc.,  sendo muitas vezes adjectivadas como mimadas, distraídas, superficiais.

        A mobilidade da comunicação é uma característica fundamental pois com todo este avanço tecnológico, a geração do milénio não tem de sair de casa, não tem de sair da frente dos seus computadores para comunicarem. Devido à Internet  ao e-mail, às redes sociais foi posto à disposição uma maneira de criar um contacto entre diversos pontos do mundo.
       A Geração Y é uma geração que busca inovação, no geral, os que fazem parte desta geração procuram sempre ter a televisão mais moderna ou o smartphone do momento.
     


         Ser parte desta geração parece ser bastante agradável mas nem sempre o é. Apesar da preocupação e da curiosidade com o mundo e com a sociedade que estes jovens demonstram, a geração do milénio nasceu num período pós-utópico, de crescente modificação de ideologias políticas, nasceu num período extremamente competitivo e individualista. Todos os jovens querem ser os melhores naquilo que fazem, todos eles desejam ser diferentes e destacarem-se pelo que de melhor têm.


   



         Com tanta rapidez de informação, o conhecimento tende a ser superficial e por vezes nem todo ele é absorvido, Apesar disso, a Geração Y é uma geração que luta pelo seu futuro, luta para obter o que deseja. É uma geração que quer crescer e procura incessantemente novas experiências de vida para se poder desenvolver. É uma geração que promete marcar o mundo, que visa a mudança.





"Mais do que nunca, para entender o mundo é preciso entender estes jovens que são os grandes catalisadores da mudança."


Ana Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário