sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Instituições sociais


Uma instituição consiste num conjunto complexo de valores, normas e usos partilhados de várias pessoas. A instituição não existe isolada das outras. Todas elas possuem uma interdependência mútua, de tal forma que uma modificação numa determinada instituição pode acarretar mudanças maiores ou menores nas outras.
Serve como um meio para a satisfação das necessidades da sociedade. Nenhuma instituição surge sem que tenha surgido antes uma necessidade. Mas, além desse papel, as instituições sociais cumprem também o de servir de instrumento de regulação e controle das atividades do homem.
As principais instituições sociais são: família, religião, econômica, política e educação.

Família, é um tipo de agrupamento social cuja estrutura varia no tempo e no espaço. A Religião,  é um facto social universal. A Política, são instituições políticas fundamentais a autoridade, o governo, o Estado (com os três poderes), partidos políticos e as constituições. 
A Educação que, constitui uma instituição universal pelo fato de que em todas as sociedades é necessário garantir a estrutura educacional como processo de transmissão de conhecimentos e valores presentes na sociedade.

Raquel Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário