quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O conhecimento científico e o conhecimento do senso comum



O ser humano depara-se com dois tipos de conhecimentos como forma de perceber a realidade que o rodeia.
Como forma de conhecimento prático e subjetivo  temos o conhecimento do senso comum. Esta forma de conhecimento é pessoal, já que se baseia em opiniões, sendo assimilado ao longo da vida de um individuo sem o sentido crítico. A informação é obtida através dos sentidos de forma dogmática, isto é, o seu valor é inquestionável.
Outro tipo de conhecimento é o conhecimento científico, mais objetivo, universal, com a mesma validade do conhecimento, sendo também posto a qualquer momento à prova para reafirmar, ou então infirmar, o seu valor. Ao contrário do senso comum, o conhecimento científico é constituído de forma sistemática e consciente pelos cientistas que podem questionar o seu valor. 
Como exemplo claro de conhecimento científico temos as teorias geocêntricas e heliocêntricas. No passado, acreditava-se que o sol girava em torno da terra (teoria geocêntrica) mas após muitos anos, com a utilização de novos métodos e com a dúvida sobre a validade da teoria, comprovou-se que afinal não era o sol que contornava a terra, mas sim a terra que girava à volta do sol.
O conhecimento do senso comum aplicado na Sociologia entra em rutura, isto porque o senso comum é baseado no aparente e em explicações simples e subjetivas, e um sociólogo, como cientista que é, não se pode influenciar por opiniões pessoais ou ideias preconcebidas. Por isso um sociólogo para observar e questionar a realidade social, não pode se deixar levar pelo senso comum.
Contudo, ambos os tipos de conhecimento são importantes, cada um para diferentes realidades e aplicado de diferentes formas. 

Andreia Dias


Sem comentários:

Enviar um comentário