domingo, 20 de janeiro de 2013

O Senso Comum


          
          O ser humano é um ser com capacidades de analisar e interpretar o que decorre no mundo, com estas capacidades criam-se as experiências de vida que podemos chamar de senso comum. Este é o modo mais comum de conhecimento do ser humano pois visto que o Homem está em constante contacto com a realidade, as nossas capacidades levam-nos a absorver e a adquirir espontâneamente um conhecimento que não advém da ciência.
         O senso comum é um conhecimento subjectivo e espontâneo  pois baseia-se em opiniões e surge da informação obtida através dos nossos sentidos. É um conhecimento errático e ingénuo pois é construído aleatoriamente ao longo da vida do ser humano e é assimilado sem sentido critico. E por fim, é um conhecimento dogmático pois acreditamos nele como uma verdade inquestionável e impossível de nos levar a acções e pensamentos errados.

        O senso comum manifesta-se em relação às mais variadas coisas, quer seja comportamentos, valores, o que é comestível e o que não é, em relação aos sentimentos e também em relação ao bom e ao mau, ao agradável e desagradável.
        Dificilmente conseguiríamos sobreviver se não extraíssemos conhecimentos do nosso quotidiano, da nossa vida em sociedade pois é graças ao conhecimento derivado do senso comum que sabemos como nos comportar em determinadas situações, é graças a esse conhecimento que certas escolhas se tornam mais fáceis de fazer.

      Como é óbvio não podemos confiar totalmente no senso comum pois ao longo das nossas vidas iremos encontrar valores e/ou opções que irão "chocar" com o que nós tínhamos como certo, iremos encontrar certos comportamentos que vão contra o que aprendemos no nosso contacto com o mundo, com a nossa cultura e com as nossas tradições. É aí que nos apercebemos dos limites do senso comum.

Ana Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário