quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A origem da Sociologia




As origens da Sociologia inserem-se em profundas alterações nas sociedades, ocorridas na Europa dos séculos XVIII e XIX, chamada “ Dupla Revolução” .

Estas duas grandes revoluções: Industrial e Francesa tiveram um grande impacto nos modos de vida da sociedade com o objectivo de transforma-la, e desta forma criar uma nova ordem social: Mundo Contemporâneo, onde a sociedade detinha direitos e poderes que anteriormente não possuíam.


A primeira grande revolução ocorreu em 1789 e os primeiros efeitos fizeram-se sentir a nível político e social representando um grande sucesso nas ideias e valores como a igualdade e a liberdade. Os cidadãos começavam a reflectir sobre a sociedade em que viviam tendo-se iniciado um movimento dinâmico e intenso que se espalhou pelo mundo moderno como algo já próprio.

A segunda grande revolução iniciou-se em finais do século XVIII na Grã-Bretanha com efeitos essencialmente económicos. Esta revolução marca principalmente o surgimento de novos avanços tecnológicos como a mecanização e a máquina a vapor em 1763 por James Watt.

Com todos estes processos de inovação, surge assim uma migração considerável da população que residia nos campos para as cidades em busca de melhores condições de vida, o que causou uma grande expansão das áreas urbanas.


Assim, é de realçar a importância que a chamada “ dupla revolução “ teve na sociedade permitindo um melhor entendimento social.
 
Ana Cláudia Ribeiro

 

Sem comentários:

Enviar um comentário