quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A Contra-Cultura






        A contra-cultura foi um movimento popularizado no, século XX, mais precisamente, na década de 60 tendo ainda continuação no dias de hoje. Não foi apenas um capricho, um ato de rebeldia, foi sim uma forma das novas gerações demonstrarem o seu desejo de mudar o mundo.
Este movimento serviu como forma de as pessoas demonstrarem a sua oposição aos valores, aos ideais e aos padrões de comportamento aceites pela sociedade e assim tentarem mudar as mentalidades da época. Não se trata de um movimento revolucionário que visa a violência mas sim a resolução dos problemas de forma pacifica.

        
        A valorização da natureza, a luta pela paz, as criticas aos meios de comunicação, o anti-consumismo são apenas algumas das várias características da contra-cultura, e é graças a ela que grupos sociais tais como os hippies e os os punks começaram a ganhar importância e a ter um grande papel neste movimento.    
       Os hippies foram um importante grupo social, formavam um mundo à parte, um "mundo colorido". Os seus protestos eram pacíficos e usavam slogans alegres, muitos deles que continuam até aos dias de hoje, tais como "Peace and Love", "Make Love Not War", "Ban the Bomb". 
Eram adeptos de um estilo de vida comunitário e sentiam-se em casa perto da natureza. Não tinham tabus e eram apologistas da emancipação sexual. Não eram materialistas e opunham-se às guerras.
  Tiveram um grande número de seguidores pois o que é mais importante que paz e amor?

           
        Esta agitação social manifestou-se na música, na literatura, no cinema, na forma de vestir e no comportamento da sociedade mas podemos afirmar que a história da música foi visivelmente marcada pela contra-cultura, através de artistas e festivais.
Muitos dos artistas que admiramos eram apologistas deste movimento e assim como as novas gerações da altura visavam a mudança. The Beatles, The Doors, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Bob Dylan são grandes nomes que ficarão imortalizados no mundo da musica e o seu apoio pela contra-cultura poderia ser encontrado nas suas letras.



        A música de Bob Dylan - The Times They Are A-Changin é um exemplo disso, toda a letra representa uma mudança de mentalidade e caracteriza o espirito social e politico da época.

"Come mothers and fathers 
Throughout the land 
And don’t criticize what you can’t understand 
Your sons and your daughters are beyond your command"




        Atualmente a contra-cultura ainda existe mas perdeu adeptos e força com o passar dos anos. Hoje em dia existem manifestações mas não iguais às de antigamente.
O que outrora foram grupos revolucionários com o objetivo de serem a mudança, hoje não passam de grupos de rebeldia, grupos aos quais as novas gerações pertencem para fazer frente aos pais, à escola. Não passam de fases.


         Considero a nossa sociedade conformista, acho que é uma sociedade que não luta por todos os direitos que merece e embora nos revoltemos com as coisas que não concordamos, tornamos essa revolta interior e não tentamos mudar nada, não tentamos mudar o mundo.
Atitude, mudança, coragem, revolução são palavras de ordem da contra-cultura mas deveriam estar sempre presentes.


Ana Martins




Sem comentários:

Enviar um comentário