O termo interdisciplinaridade foi apelidado pelo sociólogo Louis
Wirtz e foi publicado pela primeira vez em 1937.
A interdisciplinaridade é a atitude mais propícia a que se
forme um conhecimento global acerca dos fenómenos sociais. E se por um lado, é inegável que as explicações fornecidas por uma qualquer disciplina sobre esses fenómenos
constituem avanços científicos, não é menos verdadeiro que tais explicações apenas
possibilitam visões incompletas, não esgotando a complexidade desses fenómenos.
A interdisciplinaridade propõe a intercomunicação entre as disciplinas. |
A interdisciplinaridade implica a existencia de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas actividades de forma isolada; Passou a ser um termo aceito na educação por ser vista como uma forma de pensamento;
As ciências foram divididas em muitas disciplinas e a interdisciplinaridade restabelecia, pelo menos a um diálogo entre elas;
A interdisciplinaridade quando voltada para a educação, em especial aos projectos educacionais, baseia em alguns princípios, entre eles:
- Noção de tempo: o aluno não tem tempo certo para aprender. Não existe data marcada para aprender. Ele aprende a toda a hora e não apenas na sala de aula;
- Na crença de que é o individuo que aprende. Então, é preciso ensinar a aprender, a estudar etc., estabelecendo uma relação directa e pessoal com a aquisição do saber;
- Embora adquirido individualmente , o conhecimento é uma totalidade;
- A criança, o jovem e o adulto aprendem quando possuem um projecto de vida e o conteúdo do ensino é significativo para eles no interior desse projecto. O aprendizado envolve emoção e razão no processo de reprodução e criação do conhecimento.
Diana Ferreira
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