sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A interdisciplinaridade


O termo interdisciplinaridade foi apelidado pelo sociólogo Louis Wirtz e foi publicado pela primeira vez em 1937.



A interdisciplinaridade é a atitude mais propícia a que se forme um conhecimento global acerca dos fenómenos sociais. E se por um lado, é inegável que as explicações fornecidas por uma qualquer disciplina sobre esses fenómenos constituem avanços científicos, não é menos verdadeiro que tais explicações apenas possibilitam visões incompletas, não esgotando a complexidade desses fenómenos.




A interdisciplinaridade propõe a intercomunicação entre as disciplinas.


A interdisciplinaridade implica a existencia de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas actividades de forma isolada; Passou a ser um termo aceito na educação por ser vista como uma forma de pensamento;
As ciências foram divididas em muitas disciplinas e a interdisciplinaridade restabelecia, pelo menos a um diálogo entre elas;


A interdisciplinaridade quando voltada para a educação, em especial aos projectos educacionais, baseia em alguns princípios, entre eles:

  •  Noção de tempo: o aluno não tem tempo certo para aprender. Não existe data marcada para aprender. Ele aprende a toda a hora e não apenas na sala de aula;
  • Na crença de que é o individuo que aprende. Então, é preciso ensinar a aprender, a estudar etc., estabelecendo uma relação directa e pessoal com a aquisição do saber;
  • Embora adquirido individualmente , o conhecimento é uma totalidade;
  • A criança, o jovem e o adulto aprendem quando possuem um projecto de vida e o conteúdo do ensino é significativo para eles no interior desse projecto. O aprendizado envolve emoção e razão no processo de reprodução e criação do conhecimento.



Diana Ferreira







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