quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Grupo Social



Ao longo da vida, temos tendência para procurar uma identificação em alguém ou em alguma coisa, fazemos parte dos mais diferentes grupos de pessoas, seja por escolha própria, seja por circunstâncias que independem da nossa vontade.
Diz-se que os grupos sociais existem em determinado conjunto de pessoas, onde há relações estáveis. Para estarmos perante um grupo social é necessário que ele possa ser identificado como tal, pelos seus membros e pelos não membros. Os grupos sociais são estratificados, pois os seus membros ocupam posições relativas entre si. Para além disso, desempenham papéis e contactam entre si. O grupo tem normas de conduta, hábitos, valores, costumes e objetivos. Os grupos sociais diferem quanto ao grau de contacto entre seus membros. Os principais grupos sociais são: o grupo familial (família), o grupo vicinal (vizinhança), o grupo educativo (escola, faculdade), o grupo religioso (instituição religiosa), o grupo de lazer (clubes, associações), o grupo profissional (escritórios, empresas, loja) e o grupo político (partido ou organização política).
Os grupos sociais podem ser classificados como primários (aqueles em que os membros possuem contatos pessoais diretos, contatos mais íntimos.) , secundários (aqueles em que os contatos sociais são diretos, mas não há intimidade.)  e intermediários (aqueles em que se complementam as duas formas de contatos sociais, ou seja, os primários e os secundários.)

                                                                                                                                         Jéssica Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário