sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O ser humano e o animal!



O ser humano é fundamental na capacidade de relacionamento, uma vez que o homem é o pólo emissor e receptor de diferentes mensagens entre si e a realidade envolvente. É a emissão e recepção das mesmas que permite aos membros de uma sociedade, a aquisição, conservação e transmissão de conhecimento. A precisão de comunicar com os outros, levou ao homem a instituir várias formas de o fazer, designadas por linguagens. Esta é um fenómeno especialmente humano, a que os animais não têm qualquer forma de acesso e isto pois, só se pode falar de linguagem quando existe um sistema de signos.
 A linguagem humana, é adquirida pois resulta de um procedimento de aprendizagem que se prolonga durante vários anos e supõe a integração num grupo sócio cultural, o primeiro dos quais a família. Esta forma de comunicação vai-se especificando através da língua que é a expressão máxima de uma cultura. A mesma é descoberta, produtora, criativa, simbolismo e abstracta, uma vez que não se refere apenas às coisas existentes, como também às coisas ausentes. Através dela podemos também exprimir os nossos sentimentos, os nossos desejos. A língua varia de país para país e também apresenta variações regionais. Para o ser humano não é apenas um meio de comunicação: é o horizonte dentro do qual nasce e vive numa cultura, é uma potencialidade existente em cada indivíduo.
Em contraste temos os animais, estes que comunicam através de um sistema de signos, cujo reportório é pessoal em cada espécie. A linguagem animal é natural, limitada, uma vez que se limita a sons articulados, não ultrapassa ao nível do concreto e apenas exprime as necessidades básicas da alimentação e da reprodução.
 Podemos dizer que o animal para se expressar, apenas dispõe dos seus meios naturais e instintivos. O dialecto está presente como objecto social.
 Ao contrário, a linguagem humana terá sido um produto natural da actividade do ser humano e uma autoridade de adaptação humana às necessidades sociais, assim o homem inventou diversificados sistemas de signos, que lhe permitem comunicar conforme as circunstâncias que mais lhe convém: a linguagem oral, escrita, gestual ou pictórica. Através da musica, da dança, da mímica, por bandeiras, por sinais de fumo ou por morse é possível comunicar.




                                                                                                      Vera Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário