quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Será o Homem o único ser racional?



   Se compreendermos a racionalidade do ser como a aptidão de tomar decisões baseadas em pensamentos lógicos, em oposição à irracionalidade, na qual o ser não é dotado de razão, de raciocínio... Muitos outros seres poderiam ser considerados racionais.
    E isto, para admiração do Homem, que considera ser esta uma característica que os distingue dos outros seres, e que lhe permite diferenciar-se do animal!
    Se analisarmos mais profundamente o comportamento animal, poderemos concluir que estes são racionais e capazes de evidenciar o seu raciocínio em diversas situações do quotidiano, dado que não reagem apenas por intuição, ou seja, inconscientemente.
    Ora, e se assim fosse, fariam apenas movimentos repetitivos e não teriam como mudar a norma dos acontecimentos; por exemplo, o instinto da zebra é fugir quando um leão começa a persegui-la, e a do leão é perseguir a zebra, ou seja, se estes apenas reagissem por instinto, esta perseguição iria durar ilimitadamente, até que um dos dois acabasse por morrer de cansaço, pois os seus instintos são fugir e perseguir, respectivamente. A partir do momento em que o leão pára porque está cansado, ele exerce o conhecimento que se não parar morrerá.
    Segundo Bekoff, “os cães podem ser tão racionais que fazem planos para o futuro. E elefantes ficam de luto quando morre um amigo ou parente”; outras são as situações em que outros animais têm atitudes racionais inesperadas.
    Com isto, poder-se-á concluir que todos os animais têm o mesmo grau de inteligência, mas estão voltados para especificidades diferentes. O Ser Humano apresenta aptidão para criar, construir, enquanto os Animais apresentam outras aptidões, tais como as físicas (por exemplo: a velocidade, o espírito de grupo (manadas), entre outras).
    Posto isto, deveremos continuar a acreditar que somos os únicos seres racionais do planeta?

 Ana Isabel


Sem comentários:

Enviar um comentário