quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A evolução da espécie humana - Filogénese


“A reprodução de um ser vivo em outro, crescendo e se multiplicando milhares de vezes, faz com que aconteçam mudanças ao longo de muitos anos”. Charles Darwin

O ser humano é o resultado de uma herança genética, de um lento processo de alterações, da influência do meio, e também das experiências que vivência  Tem uma capacidade muito grande de aprendizagem. No entanto, cada indivíduo desenvolve-se de forma diferente, dando significados às suas experiências e às decisões que toma. O conceito de evolução relaciona-se e interliga duas ciências: filogénese e ontogénese. 

Vamos basear-nos mais na filogénese, que reporta-se essencialmente á história evolutiva da espécie, a sua origem e desenvolvimento. O naturalista britânico Charles Darwin, apresenta a teoria da evolução, onde admite que existem diferenças entre seres humanos, apesar de se entregarem na mesma espécie, pois possuem características que os distinguem uns dos outros. Bem, na perspectiva de Darwin, a escolha natural seria a principal responsável pela adaptação e pela especialização dos seres vivos, ou seja, seria o factor mais determinante na evolução.

Já por outro lado, Jean Piaget acredita que a capacidade de raciocinar do ser humano resulta de um processo dinâmico adquirido ao longo da vida, que seria o fruto das suas experiências, percepções e da sua relação com o meio ambiente que o rodeia.
Ao longo dos anos, os seres vivos experimentam novas realidades ou situações que exigem uma adaptação. E é neste sentido que entra a perspectiva epigenética, que defende que o desenvolvimento é o resultado de uma relação entre a informação genética e o meio ambiente.

A problemática da evolução humana pode ser assim apresentada:
Australopitheco - Surgiu há 3 milhões de anos, tinha menos da metade do actual volume cerebral, andava em pé, usava as mãos para colher frutos, atirar pedras e paus para abater em pequenos animais.

Homo Habilis - Primeira forma humana, surgida há 2 milhões de anos, o cérebro era um pouco maior que o do Australopitheco e fabricava as suas ferramentas partindo lascas de pedra.

Homo Erectus - Forma humana surgida há 1,6 milhões de anos, tinha o cérebro maior que o do Homo Habilis e o corpo mais evoluído, vivia em bandos de 25 a 30 pessoas, descobriu o fogo, fabricava instrumentos, caçava e pescava.

Homem de Neanderthal - Surgiu há cerca de 150 mil anos atrás, enfrentou um período glacial muito intenso, o seu cérebro era aproximadamente igual ao actual ser humano, usava instrumentos bem-feitos e já enterrava os mortos.

Homo Sapiens Sapiens – Surgiu há cerca de 35 mil anos atrás, fisicamente é igual ao homem actual, o seu cérebro era bem desenvolvido ia á procura de caça, ocupou todas as partes da Terra.

Vânia Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário