quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A escravidão das mulheres em relação à moda



Infelizmente, nos tempos atuais valorizam-se mais os bens materiais fúteis e as questões estéticas do que propriamente os verdadeiros valores e princípios que regem a nossa sociedade.
A nossa cultura dá primazia ao corpo e sobretudo à imagem, subjugando-a à moda que presenteia cada estação. Sendo assim, para se integrar em determinados grupos e para aceder a determinados estilos tem-se de submeter à moda para não se ser discriminado, gozado e para se ser aceite pelos outros.
Daí, se ter começado a questionar a relação entre a moda e a escravatura, isto porque se pensa num "corpo-escravo", que se submete a regras, princípios para se idealizar com os modelos seguidores da moda. Há uma busca incessante pelo ideal, pelo qual nunca se está bem com aquilo que se tem.

A propósito desta ideia, surge os "rótulos" e, por vezes, preconceitos da nossa sociedade: se sou magro, alto, bonito e tenho estilo já sou modelo; se me visto de preto, já sou gótico; se vestir camisas de marca, já sou betinho; se vestir calças largas, já sou um dread; entre muitas outras situações.
Por isso, apercebe-se que o ser humano é bastante influenciado e é uma espécie de "escravo" da moda, para se poder integrar quer na escola, quer em grupos, quer mesmo na própria comunidade.
       A mulher é a principal vítima deste tipo de escravidão moderna, pois as suas maiores preocupações são a moda e a beleza. Basta pensar nas extensões, na franja, nas calças largas, nas leggings, nas saias compridas, nos sapatos de salto alto, na maquilhagem...Todas estas modas citadas anteriormente levaram a que a maioria das mulheres recorressem aos shoppings, às cabeleireiras, às manicuras e pedicuras.
Desta tendência atual, advém duas grandes consequências: se por um lado as mulheres querem ser "perfeitas", recorrendo a dietas alimentares e a ginásios, por outro lado, em casos extremos leva à anorexia nervosa ou bulimia. Com a corrente crise leva a que estas mulheres, muitas vezes, mães de família esbanjem muito dinheiro e se esqueçam da família, substituindo os bens alimentares por compras, levando a situações económicas precárias.
Também pode causar outro problema que também está "muito na moda": a depressão. Imagine-se que uma mulher tem falta de auto-estima, excesso de peso ou dificuldades económicas e não têm possibilidades de aceder aos padrões de moda, sentir-se-ão frustadas e angustiadas levando-as a refugiarem-se em casa para não se sentirem mal na frente dos outros.
Pode-se assumir que esta procura pela perfeição não existe e, por isso, não se pode deixar influenciar ou diria mesmo acorrentar pela moda.
Na minha opinião, considero que tem de haver uma mudança de pensamento e compreender, ou mais concretamente aceitar como se é e se pensamos em mudar não deve ser, porque vi aquele assim na televisão e queria ser como ele, mas porque isso contribui para o nosso bem-estar. Além disso, a nossa sociedade é muito vincada pelo preconceito e se tal não acontecesse, acredito que a maioria das mulheres, mas também os homens não se preocupariam tanto sobre o que vestir e o que usar no dia-a-dia.
Posto isto, ainda sobre o assunto da escravidão, penso que há outro com o qual as implicações são diferentes e têm que ver com os valores culturais e religiosos da sociedade. Estou a falar, sobretudo, das mulheres árabes, com o qual não se podem dar ao luxo de variar no estilo de roupa, porque se têm de assujeitar a andar tapadas, os braços, as pernas e o busto não podem andar à mostra, pelo que existem lenços que cobrem a maior parte corpo delas e chegam ao ponto de ficarem identificáveis.
Ao falar de escravidão neste assunto, não se refere ao mesmo tipo de escravidão na moda, isto porque a mulher não é escrava pelos padrões de beleza impostos pela comunicação social, nem é vista como um objeto; mas por imposição da família ou religião.
Concluindo, devemo-nos preocupar mais com as questões que colocam em risco a nossa existência e, que muitas vezes, a população desconhece ou finge que não estão a acontecer. Se perguntarmos o que são as All Stars (sapatilhas); as leggings; os eyeliners; os triquinís; o corte escadeado; todas as mulheres são capazes de responder, contudo se perguntarmos o que é o efeito de estufa; o degelo dos glaciares; o aquecimento global; a desflorestação a maioria não saberá responder ou então dirá que já ouviu falar, mas não tem consciência dos seus efeitos que poderão levar à extinção da espécie humana.                                                                          



                                                                                                             Bruno Pereira  

Sem comentários:

Enviar um comentário