quarta-feira, 13 de março de 2013

A Cultura

Como sabemos, com o decorrer do tempo, pouco ou nada resiste da mesma forma. Tudo vai mudando com o passar dos anos... Os conceitos, mentalidades, os costumes, as pessoas,... tudo!
Desta forma, com a cultura é exatamente a mesma coisa. O conceito de cultura é muito abrangente, sendo ele pluridimensional. No entanto, não só o conceito que foi mudando como todas as culturas foram evoluindo, acentuando alguns parâmetros e modificando outros.
A cultura é, portanto, o conjunto de coisas que o Homem acrescenta à natureza, é tudo aquilo que não é natural (como comer e dormir), é tudo aquilo que não é inato... A cultura não é então algo que nasça connosco ou que façamos por instinto, mas sim algo que aprendemos e preservamos.
Todas as culturas são diferentes e englobam os rituais, as crenças, a língua, a culinária, a religião, a política, os valores,... Estes elementos culturais são partilhados por indivíduos que os tornam diferentes de todos os outros. A cultura traz portanto coisas em comum entre a sociedade e garante a interação das pessoas.
Dentro duma cultura, podem existir também subculturas; bons exemplos disso são os hippies, os góticos, etc. Estas subculturas são compostas por um pequeno grupo pessoas (pequeno comparativamente com o número de pessoas numa cultura) que partilham as mesmas crenças, rituais e ideias.
Na nossa cultura, temos coisas tipicamente portuguesas como por exemplo o rancho, o fado e o vinho do Porto.
Em Portugal, alimentamo-nos de faca e garfo, enquanto que na China as pessoas alimentam-se com "pauzinhos".
Na Índia, a vaca é um animal sagrado sendo que ninguém come carne de vaca. Contudo, cá em Portugal, é bastante usual comer-se carne de vaca.
Em alguns países, come-se cão e rato, enquanto que cá isso seria impensável!!!
Na minha opinião, devemos respeitar todas as culturas embora, por vezes, seja bastante complicado pois há culturas cujos princípios são tão extremista, que se torna difícil não contestar. Por exemplo, há culturas em que as mulheres são tratadas como simples objetos, cujos direitos lhes são negados.
Desta forma é de facto, difícil não julgar estas características e comportamentos.
 
Todas estas diferenças permitem-nos concluir que, tal como foi dito, todas as culturas variam de país para país, e todas são únicas e distintas.
 
Marta Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário