quinta-feira, 14 de março de 2013

Cultura


Cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridas pelo homem como membro da sociedade”. Na sociologia a cultura é explicada como o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural.

Multiculturalismo é a existência de uma grande diversidade de culturas numa localidade, cidade ou país, sem que nenhuma dessas culturas predomine sobre as outras. Este fenómeno deve-se por exemplo à imigração, que leva à criação de grupos sociais distintos nos países acolhedores. O multiculturalismo acontece devido à imigração, que leva à formação de diferentes grupos sociais, que podem vir a ser marginalizados pela população do país, e que os pode levar a isolar-se, dando por isso origem ao racismo ou outras formas de recusa. A existência de seres humanos com normas e hábitos culturais diferentes no mesmo espaço pode levar as pessoas a assumirem atitudes e condutas muito variadas, nomeadamente o etnocentrismo, relativismo cultural e interculturalismo.  
O multiculturalismo é alvo central de muitas guerras de culturas, de tensões sociais e de crises politicas, muitas vezes resultantes de uma percepção errada do contexto histórico-político e económico-social, mas também pode ser visto como um factor de enriquecimento e abertura de novas e diversas possibilidades de inovação.

Vanessa Leite

Sem comentários:

Enviar um comentário