sexta-feira, 1 de março de 2013

Elementos da Cultura/ Valores






A Cultura, tem inserida nela, elementos materiais e espirituais.
Os elementos materiais, compreendem em si as obras realizadas,por exemplo, as habitações, o vestuário, os monumentos, os alimentos,etc.
Os elementos espirituais de uma cultura, envolvem as ideias, os valores, as normas, as crenças, por exemplo, a distinção entre o certo e o errado, o justo e o injusto, o belo e o feio, etc.
São essencialmente os elementos espirituais que nos leva a referir diversidade cultural, pois como sabemos o desenvolvimento técnico, cientifico, tecnológico, médico (...), já atingiu a maioria do Mundo, e em termos materiais quase todas as culturas estão em pé de igualdade, salientando-se assim as diferentes formas de agir e pensar (elementos espirituais).
No entanto, estes dois elementos não podem trabalhar separadamente, pois completam-se mutuamente.
Como já percebemos, os valores são encarados como elementos espirituais, sendo vistos como uma maneira de ser ou de agir que uma pessoa ou uma colectividade reconhecem como ideal.




A vida em sociedade, pressupõe, uma certa ordem, uma vez que é necessário satisfazer as necessidades individuais de cada individuo, sendo por isso necessário a existência dos valores culturais que orientam as condutas sociais.
Em contrapartida, a vida em grupo implica a elaboração de regras e de normas exteriores ao individuo, ou seja que lhe são impostos, para uma melhor vivência entre as pessoas.
O nosso quotidiano é seguido de acordo com valores e regras.Valores morais, étnicos, religiosos(...), e regras de trabalho, de condução, económicos, etc.
Tanto os valores como as regras, devem ser compridos por todos os elementos de um grupo ou sociedade, pois indicam-nos o que é certo e errado, condicionando os nossos comportamentos, mas nunca esqueçendo que cada pessoa tem o direiro á sua liberdade, por isso mesmo, existindo os valores informais, onde não existe um condicionamento forte nas acções do Homem.
Outra caracteristica dos valores é a sua relatividade espacial e temporal. Os valores são sempre especificos de uma sociedade em particular, por essa mesma razão os valores não só variam de sociedade para sociedade, como dentro da mesma sociedade, entre os vários grupos que a constituem.

                 
 Tatiana Ribeiro

1 comentário: