quarta-feira, 13 de março de 2013

Uma característica, diferentes significados...

É comum nas sociedades encontrarmos pessoas tatuadas e com piercings. No entanto,  tatuar o corpo não tem o mesmo significado para todas elas.
Se para os portugueses tatuar o corpo é uma forma de gravar no corpo memórias de ente-queridos ou mesmo uma maneira de se sentirem diferentes, por exemplo, para algumas comunidades primitivas, o ato de pintar o corpo significa um processo de evolução da infância para o estado adulto, a maioridade.



O uso de tatuagens e piercings não é apenas uma prática característica de uma sociedade, nem, como muitas vezes é associado, um movimento de contestação de grupos vigaristas ou revoltosos.
As tatuagens permitem a quem as faz ser distinguido esteticamente, tendo muitas vezes o papel de acessório de moda. É tão comum que passou até a ser utilizado por estilistas nas suas colecções.
Este artigo vem com o propósito de mostrar que muitas vezes, o mesmo objecto pode significar coisas completamente diferentes para as sociedades, tornando-se assim, parte da cultura de cada uma.

 
 
 
 
 
 
Inês Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário