terça-feira, 12 de março de 2013


Os Valores


Figura 1 - Os Valores
 Os valores constituem-se como um elemento espiritual ou intangível da cultura. Um valor é algo que, numa dada cultura, se considera ideal ou desejável. Apesar disso, os valores concretizam-se por intermédio das regras e das normas que condicionam os comportamentos.
  
Os valores predominantes numa determinada cultura podem estar apresentados formalmente, nomeadamente em textos institucionais, como as leis de cada país. Outros não estão formalizados mas somente vivos na mente de cada pessoa- são por isso, informais-, não deixando de condicionar fortemente os seus atos.



palavras
Figura 2 - Exemplo de valores humanos
Uma das características principais dos valores é o facto de orientarem/determinarem as ações das pessoas e dos grupos. Os atores sociais não pensam, avaliam, decidem e escolhem no vazio- fazem-no regidos por um sistema de referencias em que creem, e que consideram desejável.

 Outra característica é a relatividade espacial e temporal. Os valores são sempre específicos de uma sociedade particular, que os moldou e adaptou. Desta maneira, os valores não só variam de cultura para cultura como igualmente dentro da mesma cultura, entre os diversos grupos que a constituem, e ao longo do tempo.  




                                                                                                                             Rui Almeida 22

Sem comentários:

Enviar um comentário