quinta-feira, 14 de março de 2013

Tatuagens e piercings , um acessório de moda?

Desde tempos longínquos que o homem grava símbolos da sua cultura na pele, contudo esta simbologia varia de região para região conforme a sua cultura.
As tatuagens bem como os piercings são símbolos ou marcas que sempre foram utilizadas por diversas culturais, ocidentais e orientais, como um meio de expressão, uma maneira de marcar no corpo as suas origens, crenças e tradições.
 
Dou o exemplo de algumas comunidades primitivas como por exemplo a Indonésia, Polinésia e Nova Zelândia onde estes se tatuam para marcar os factos da vida biológica: nascimento, puberdade, reprodução e morte. E também para relatar os factos da vida social: como por exemplo o casamento e ascensão profissional, pois quanto mais tatuado fosse o indígena mais elevado era o seu estatuto social .

Da mesma forma , para os Índios e Egípcios, tatuar o corpo servia como uma expressão religiosa e mágica. Eles acreditavam que após a morte, uma divindade aguardava a chegada da alma e exigiam ver as tatuagens do índio para lhe dar passagem ao paraíso.
Já no Japão feudal, acontecia exactamente o contrário. As tatuagens eram usadas como forma de punição, tornando-se sinónimo de criminalidade.
Contudo, ainda hoje nas sociedades Orientais estes símbolos são vistos como uma atitude de marginalização e preconceito perante a sociedade.
Mas os tempos foram evoluindo e as mentalidades das pessoas também deixando de ser tatuagens e piercings um símbolo de marginalidade passando a ser visto como um fascínio pelo “diferente” pelo “ exótico”.
Hoje em dia, as tatuagens e piercings são frequentemente usados como um acessório de moda pois a atracção pelo “diferente” acontece cada vez mais principalmente nos mais jovens.
A juventude são o alvo mais influenciável pela sociedade daí o facto de se tatuarem para serem iguais aos restantes tatuados e sentirem-se integrados num grupo. O piercing funciona normalmente a nível estético.
Porém, temos assistido que vários estilistas, por exemplo, têm se servido destes elementos como elementos de moda influenciando a sociedade e desta forma aumentar a aceitação desta prática.
Ana Cláudia Ribeiro


 

Sem comentários:

Enviar um comentário