sexta-feira, 15 de março de 2013

O Multiculturalismo



O multiculturalismo pode ser definido como, a diversidade étnica e racial ou de novas identidades políticas e culturais. Desta forma o multiculturismo é a existência de uma grande diversidade de culturas numa localidade, cidade ou país. Na grande maioria dos acontecimentos não há o predomínio de uma raça ou cultura mas sim uma igualdade a nível do número de pessoas procedentes dos diferentes e mais longínquos lugares do mundo.

O multiculturalismo é o princípio que sustenta a necessidade de se ir mais á além nas atitudes de tolerância entre as diferentes culturas no mesmo território ou nação.
A ideia de multiculturalismo, está associada a outros fenômenos contemporâneos, como por exemplo, o pós-modernismo e o relativismo cultural. Não há, entretanto, unanimidade entre os meditativos desse tema sobre a sua definição. São basicamente dois os conceitos distintos mais utilizados no multiculturalismo, uns afirmando que “todas as culturas dentro de uma mesma nação têm o direito de existir mesmo que não haja um fio condutor que as una”, e outos definem como “uma diversidade cultural coexistindo dentro de uma nação em que há um elo cultural comum que mantenha a sociedade unida”.
No entanto, o ser humano sempre foi migrante e muitas das sociedades desenvolvidas atuais resultam dos processos históricos que envolvem o encontro e a convivência de diferentes povos. Por isso, a aceitação e a gestão da multiculturalidade nas sociedades atuais tornam-se fundamentais para a coabitação pacífica dos vários grupos étnicos, sendo ate enriquecedor para todos.



                                                                                                                                       Ângela Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário