sexta-feira, 15 de março de 2013

A dificuldade de verbalização nas sociedades camponesas

  Já todos nós, em diversas situações, nos demos conta das diferenças existentes (a nível de linguagem) entre várias zonas do nosso país. A prenuncia do centro é diferente da do norte, a do norte é diferente da do sul... Apesar de falarmos a mesma língua, há outros factores que influenciam a nossa forma de falar.
  Prenuncias à parte, já todos reparamos, também, que as chamadas "pessoas do campo" apresentam uma certa dificuldade em falar corretamente. Ainda que hajam excepções, há motivos que explicam este fenómeno.
   Numa época em que os pais viam nos filhos uma forma de sustento, era importante que estes trouxessem fontes de rendimento à família. Para tal, era quase impossível que estes frequentassem a escola, e para além do mais, era difícil a verbalização com o mundo exterior, visto que o trabalho era algo que ocupava grande parte do tempo.
  Esta quebra de contatos dificultou a armazenação e a aprendizagem de regras básicas e mesmo de certos vocábulos da língua portuguesa. Sabemos que este facto, ocorrendo na infância, pode influenciar a nossa personalidade, a nossa forma de falar, os nossos hábitos e costumes. Chegamos à conclusão, então que aquilo que "perdemos" ou "ganhamos" durante a infância determina tudo aquilo que nós somos. São estes factores que nos tornam únicos, enquanto seres humanos.
  Ainda que existam excepções, este é um dos temas sobre o qual a sociologia se debruça e que fazem parte da nossa realidade social enquanto país.

Mónica Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário