quinta-feira, 14 de março de 2013

A Diversidade Cultural e o Etnocentrismo

          Em todo o Mundo existem diversas culturas, como a ocidental, a hindu ou a judaica, e existem grupos mais restritos, dentro de cada sociedade, culturalmente distintos. O etnocentrismo tem origem no facto de julgarmos as outras culturas tendo como ponto de referência a nossa própria cultura. Se partirmos do princípio de que os nossos valores são os "normais", assumimos então que todos os outros são condenáveis.


          A diversidade cultural é uma realidade mas esse facto nem sempre é bem aceite. Nos últimos anos tem-se registado um aumento de intolerância, racismo e xenofobia.
          No entanto, o ser humano sempre foi migrante e muitas das sociedades atualmente desenvolvidas devem-se a processos históricos que envolveram o encontro e a convivência entre os mais diversos povos.


















          Pessoas de diferentes origens étnicas, que falam diferentes línguas e que são portadoras de diferentes hábitos culturais, cruzam-se diariamente nas mesmas cidades, nos mesmos bairros e nos mesmos locais de trabalho.
          Assim, as sociedades atuais tornam-se essenciais para a coabitação dos vários grupos étnicos, sendo enriquecedora para todos.

Deste modo, a diversidade cultural é uma realidade incontornável.
Miguel Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário